[LACNIC/Politicas] Sobre propuesta de transferencia de recursos IPv4 (LAC-2009-04)

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Fri May 7 20:06:47 BRT 2010

Olá Gustavo:

Não seria conveniente atualizar a proposta em relação a esses itens
(2.3.2.18.4 e 2.3.2.18.6)?

> El punto 2.3.2.18.4 se platicó en el foro de LACNIC XII y se mencionaron los problemas legales que podrían existir. La propuesta seria:
>
> 2.3.2.18.4.- Ante una solicitud de transferencia de un bloque IPv4, LACNIC verificará que la entidad fuente es el titular de dicho bloque según conste en los registros de LACNIC. El solicitante aprobado y la entidad que transferiría deberán presentar a LACNIC una copia del documento legal que respalde la transferencia.
>

> Para clarificar el punto, la propuesta seria:

> [...]

Ainda tenho dúvidas em relação ao item 2.3.2.18.3.

Acho que supor que o mercado existirá e estipular regras para a
transferência dos blocos é algo inteligente a se fazer, e independe de
um juízo sobre os benefícios ou malefícios de um suposto mercado. As
regras evitarão surpresas e um total descontrole no gerenciamento dos
recursos.

O item 2.3.2.18.3, por outro lado, parece explicitamente apoiar e
facilitar a criação desse mercado, através da lista pública com
contatos. Me pergunto se esse mercado é realmente necessário para os
operadores Internet, e se não há soluções melhores para a transição.
Apoiando um mercado de transferência de IPv4 não estaríamos tornando
mais lento o processo de transição para o IPv6? Tecnologias em
desenvolvimento, como A+P, não deveriam ser fomentadas em detrimento a
esse mercado? Não deveríamos pensar em políticas diferenciadas para a
alocação do último /8, de forma a garantir disponibilidade para novos
entrantes, como existente no APNIC e em discussão no RIPE, ao invés de
fomentar esse mercado?

Estou sendo idealista demais?

No ARIN há uma proposta (2010-1) para a criação de uma lista similar,
mas sem dados públicos, apenas para uso interno, com o objetivo de
atender as solicitações com blocos devolvidos. Procurei e não encontrei
propostas ou políticas existentes similares nos outros RIRs, elas existem?

[]s
Moreiras.