[Ietf-lac] Plan de Trabajo (Propuesta Inicial)

Juliao Braga juliao at braga.eti.br
Thu Jun 6 18:20:30 BRT 2013

Olá Alvaro,

Muito bom o trabalho. Segue no texto, pequenas observações e sugestões.
Lembre-se de que apoio todas iniciativas, mas meu principal propósito,
neste momento é aumentar a participação da região do Lacnic no IETF, em
particular, a brasileira. Portanto, irei concentrar-me nisto, nas
pequenas anotações. Eventualmente, no futuro poderei avaliar outras
questões (o que provavelmente, outros farão agora...).

Em 05/06/2013 22:05, Alvaro Retana (aretana) escreveu:
> [...]
>    sobre la operación y procesos relacionados [IETF_New].  Sin embargo,
>    este material fue desarrollado en ingles y es en parte presentado en
>    las reuniones presenciales del IETF, lo que no satisface
>    completamente las necesidades de la region.
>
>    Con el fin de introducir a personas nuevas al IETF se proponen las
>    siguientes actividades a ser ejecutadas por miembros del ietf-lac:
>
>    o  Presentar un tutorial sobre estándares y participación en IETF.
>
>    o  Presentar un resumen sobre que esta pasando ("temas calientes") en
>       el IETF a modo de actualización constante.

Continuo com minha proposta inicial de fazermos do Tao, um pequeno livro
com as versões Ingles, Espanhol e Português, e distribuí-lo largamente
em todos os eventos. O "largamente" depende de, naturalmente, recursos
para produzir o livreto. Minha sugestão iria um pouco mais, ainda.
Produzir um livreto com TODAS as traduções e esplhar pelo mundo.

Não tenho noção das seguintes questões:

a. Pode-se produzir um livro do Tao?
b. Quais as regras que devemos seguir? Capa, conteúdo interno, extra Tao
(referências, créditos, etc.)?
c. Empresas podem subvencionar o livro? Neste caso, pode haver o
reconhecimento deste apoio? Como? Quais os limites?

E outras questões relacionadas. Já estou me antecipando para tentar
responder tais questões, mas podemos ter ajuda. Quem sabe o Lacnic e/ou
o CGI.br não podem apoiar isto?

O tutorial é uma ótima ideia. Recomendaria que fosse baseado no Tao, já
que em tese, os participantes receberiam o livreto.

Sou voluntário para ajudar a produzir o tutorial.

>    Estas actividades se pueden realizar en el marco de reuniones
>    regionales de operadores (LACNOG, GTER, etc.) así como también en
>    algunas reuniones académicas.

Ótimo. Já estamos verificando a possibilidade de um BOF no Congresso da
Sociedade Brasileira de Computação, em julho próximo. Já falei sobre
isto aqui na lista.

> [...]
>    pueden ser implementadas de forma oportunista, mientras que otras
>    necesitaran un poco mas de estructura; se espera que los detalles de
>    estas actividades (y otras por definir) sean descritos adecuadamente
>    en versiones futuras de este documento.
>
>    o  Implementation local (en la region) de IDs/RFCs.
>
>    o  Creación de un blog en el que la comunidad pueda presentar y
>       discutir temas relacionados con ietf-lac.
>
>    o  Implementar un programa de mentores para guiar a nuevos
>       participantes en el proceso y colaborar en el desarrollo de ideas/

Isto também é uma boa ideia. Estenderia para que os mentores fossem, no
caso de Fellowships fosse designados tão logo fosse aprovados. Estou
fazendo o seguinte por aqui, como obrigação de minha parte: há um grupo
de umas 15 pessoas interessadas em se inscreverem para o programa de
bolsas. São pessoas habilitadas para participar e produzir para o IETF,
como voluntários, no futuro. Abri uma lista e estou orientando-os como
devem proceder (ler, estudar, fazer algo, etc.).